Malanje- Uma campanha de prevenção da especulação dos preços dos bens alimentares e industriais na quadra festiva, foi lançada hoje, pelo Governo Provincial de Malanje, envolvendo organismos da acção inspectiva da província.
Denominada “Operação quadra festiva”, a campanha visa alertar os operadores económicos a evitar a subida dos preços, sob pena de incorrerem em crimes, bem como despertar os cidadãos sobre a denúncia em casos de especulação ou adulteração dos bens e serviços.
O director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado, Pedro Ginge disse que durante a jornada, serão aplicadas medidas pedagógicas para a manutenção dos actuais preçários e atendimento condigno aos clientes, bem como acções coercivas para os empresários infractores.
Realçou que em função do período de natal e passagem de ano, muitos agentes económicos tendem a aumentar os preços dos produtos, sobretudo alimentares, por isso, o Governo será rigoroso na actuação durante a campanha e ao sancionar os prevaricadores.
Por sua vez, o chefe de Departamento de Combate aos Crimes Económicos e Saúde Pública do SIC, Joaquim dos Santos precisou que ao longo da semana finda, foram detidos alguns empresários implicados nos crimes de especulação, daí que com a campanha ora aberta, exigirá o redobrar de esforços de todas as instituições que integram a Comissão, no combate aos actos similares.
Entretanto, reiterou o apelo para o rigor dos inspectores na missão para a qual foi criada a Comissão de combate à especulação de preços.
A decorrer até Janeiro de 2025, a campanha é coordenada pelo Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado e integra o Serviço de Investigação Criminal (SIC), Aniesa e Inadec. NC