Governo não desiste de projecto de hotel-escola em Benguela

     Economia           
  • Benguela     Sábado, 23 Março De 2024    15h28  
Vista panorâmica do Hotel Flow em Benguela
Vista panorâmica do Hotel Flow em Benguela
DR

Catumbela – A directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Rosália Tchitale, admite que o governo ainda mantém o projecto de hotel-escola em Benguela, com vista à formação de profissionais deste ramo.

A garantia foi dada sexta-feira à margem da inauguração do Flow Hotel, sob gestão da empresa OnTour, uma das unidades hoteleiras do Instituto de Fomento Turístico (Infotur), concebida para albergar a Escola Técnica Regional de Hotelaria e Turismo, o que não se concretizou.

Apesar da privatização deste hotel da rede Infotur, por um período de 12 anos, a responsável esclareceu, no entanto, que existem projectos (alternativos), para que Benguela venha a contar com uma escola de hotelaria.

De acordo com Rosália Tchitale, as autoridades estão a trabalhar e a tratar o assunto com o Infotur, pois há necessidade de um estabelecimento de ensino de hotelaria na província de Benguela.

Sem avançar um horizonte temporal, a directora daquele gabinete acredita que, nos próximos tempos, o sonho de um hotel-escola em Benguela pode ser uma realidade.

Mas defendeu que é preciso, primeiro, preparar as coisas, “para que um dia tenhamos uma escola de formação hoteleira”.  

Sendo Benguela o segundo destino turístico do país, depois de Luanda, que recebe anualmente muitos turistas, Rosália Tchitale afiança que o parque hoteleiro precisa de um hotel-escola.  

Hoteleiros optimistas 

Em reação, o antigo presidente da Associação de Hotelaria e Turismo, Jorge Gabriel, elogia a remodelação do hotel Infotur de Benguela para o turismo de lazer e negócios.

Contudo, disse que seria um ganho para a classe ter a província de Benguela como pioneira da primeira Escola Técnica Regional de Hotelaria e Turismo, que atenderia as províncias do centro e sul do país.

Segundo ele, a prestação de serviços excelentes nas grandes unidades hoteleiras passa necessariamente por profissionais capazes, com formação básica, média e superior.

Por outro lado, diz ter conhecimento de que o Governo Provincial de Benguela está a rever o aproveitamento de outro projecto lançado há anos pelo Fundo Soberano para abertura de uma instituição de ensino superior no ramo da hotelaria.

Jorge Gabriel apela à união de sinergias dos hoteleiros, para que surjam escolas básicas, médias e de ensino superior em Benguela.

Um Hotel-Escola é uma unidade hoteleira pertencente e ou gerida por um estabelecimento de ensino de hotelaria, que tem por objetivo a formação de excelência de grandes profissionais de cozinha, de restaurante e bar em contexto real de trabalho. JH/CRB 

 





+