Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Electrificação do Leste do país orçada em mil milhões de dólares

     Economia              
  • Lunda Sul • Quinta, 09 Fevereiro de 2023 | 20h50
1 / 2
Parque solar de Saurimo
Parque solar de Saurimo
Emitodio Mualilo
2 / 2
Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges
Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges
Domingos Cardoso

Saurimo - Mil milhões de dólares é o valor que o Executivo angolano vai investir para a electrificação da região Leste do país, com vista a permitir o seu desenvolvimento, anunciou esta quinta-feira o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

O governante, que deu esta notícia no final de uma visita de constatação às obras do sector energético na província da Lunda Sul, afirmou que o projecto da electrificação do Leste terá início este ano.

Realçou, por outro lado, que nesta altura, decorrem trabalhos de desminagem nas áreas onde passarão as linhas de transmissão.

João Borges explicou que o processo de interligação da região Leste do País compreenderá uma linha que vai ligar a província de Malanje/ao município de Xá- muteba (Lunda Norte) a Saurimo/Dundo e Camanongue (província do Moxico), através de uma outra linha.

Actualmente, a província da Lunda Sul conta com uma disponibilidade de 28 megawatts de energia eléctrica que é fornecida a mais de 20 mil clientes controlados, 335 dos quais integrados no sistema pré-pago da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (EN-DE).

Quanto ao projecto da Barragem da Hidrochicapa-2, disse que continua na lista das prioridades do Ministério da Energia e Águas, mas aguardando candidatura de investidores privados.

Em relação a visita efectuada às obras de construção do parque solar da Lunda Sul, orçado em 24 milhões de dólares, disse que decorrem a bom ritmo e deverá ser entregue em Abril de 2024.

De igual modo, disse que decorrem a bom ritmo as obras da Estação de Tratamento da Água do Luachimo, orçada em 175 milhões de kwanzas, e poderá ser entregue em Junho de 2024.

Durante a sua estadia na cidade de Saurimo, o ministro visitou as obras da Estação de Tratamento de Água do Luachimo,  bem como a central fotovoltaica e térmica do Nhama e do Txicumina, respectivamente.

Visitou também as obras de reforço da capacidade de captação do sistema de água de Saurimo e as obras de construção da conduta adutora, cuja empreitada, após o seu término, vai aumentar o acesso à água potável, através da construção de nova captação, com capacidade de 7 875 metros cúbicos por hora e de novas ligações, abastecendo mais de 131 mil pessoas.





Notícias de Interesse

Moniz Silva promete reabilitar pavilhões em Benguela

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h39

Girabola2024-25: Bodunha queixa-se da arbitragem

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h20

BP do MPLA reconhece papel histórico da juventude

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h55

Interclube empata em Benguela com Williete local

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 21h39

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+