Talatona-O Governo angolano vai investir, em 2025, mais de cinco mil milhões de kwanzas, em três mil e 22 projectos para priorizar a segurança alimentar e o capital humano, anunciou, sexta-feira,em Luanda, o director nacional para o Investimento Público, Laércio Cândido.
O director explicou que a cifra de financiamento, vai registar um aumento de 144 por cento relativamente ao tecto orçamental destino a priorizar as acções.
.O governante que falava, no V Conselho Consultivo daquele orgão, que decorre, sob o tema “Modernização do Sistema Nacional de Planeamento para o Desenvolvimento Sustentável”,informou que são projectos públicos geridos pelos órgãos da administração central e das administrações locais.
Dos Investimentos referidos, segundo ele, estão o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), Investimentos Públicos e outros projectos estruturantes.
Destacou três pilares fundamentais para o reforço do sector,nomeadamente a revisão do quadro legal de investimentos públicos, capacitação técnica dos profissionais envolvidos, desenvolvimento de uma plataforma para gestão e acompanhamento de projectos.
Por seu turno o ministro do Planeamento,Victor Hugo Guilherme, referiu que o ministério supervisiona três mil e 22 projectos, incluindo 285 novos, totalizando 5,537 mil milhões de kwanzas, projectos que vão desde planos integrados de desenvolvimento dos municípios até iniciativas de combate à pobreza.
Enfatizou a importância das parcerias público-privadas (PPP), tendo citado o estudos de viabilidade realizado na província de Cabinda, em projectos de energia e água e em várias outras províncias, como Luanda, Lunda-Sul, Kwanza Norte, Benguela e Huíla.
A criação de uma plataforma integrada para melhorar a colecta e tratamento de dados e se promover a eficiência e sustentabilidade nos investimentos públicos foi defendida por Victor Hugo.
Participam do V conselho cerca de 300 pessoas.GIZ/MAG