Luau - Uma equipa do Governo Provincial está a identificar uma área viável para a implementação do Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos (Planoagrão) no município fronteiriço do Luau (Moxico).
A equipa técnica multissectorial, com estudos ainda inconclusivos, inspeccionou as dimensões, localização, qualidade da terra, acessos e clima de diversas áreas, com destaque para a zona do Marco-25, a leste do município do Luau.
O Governo de Angola lançou o Plano de Desenvolvimento do Trigo, Arroz, Soja e do Milho, denominado Planoagrão, que prevê produzir, a partir de 2027, seis milhões de toneladas desses cereais por ano, contra as actuais cerca de 3,14 milhões de toneladas de grãos.
O plano vai inicialmente ser desenvolvido nas províncias do Moxico, Lunda Norte, Lunda Sul e Cuando Cubango, numa aérea de dois milhões de hectares.
O Planoagrão passa pelo fomento em grande escala da produção do trigo, do arroz da soja e do milho, a melhoria da produtividade e rentabilidade dos solos, o aumento de empresários agrícolas e o emprego, a promoção da cadeia de valor e garantir uma renda fixa aos produtores.YD