Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo do Moxico anuncia conclusão de infra-estruturas

     Economia              
  • Moxico • Sábado, 04 Fevereiro de 2023 | 10h57
Construção do edifício dos gabinetes provinciais
Construção do edifício dos gabinetes provinciais
Teotónio Chilambavo

Luena – O Governo da Província do Moxico anunciou, hoje, no Luena, a conclusão das obras de infra-estruturas sociais paralisadas há décadas por dificuldades de recursos financeiros.

Trata-se da  requalificação e ampliação da escola do ensino primário “Comandante Kwenha”, localizada no centro do Luena (Moxico), que terá 28 salas de aula, contra as actuais oito, e as obras de construção do edifício que vai acomodar os gabinetes provinciais que estavam a ser financiados por via do "Eurobonds".

Neste lote de infra-estruturas, consta, também, a conclusão do do Centro Materno Infantil (antiga Maternidade provincial), que está a ser edificado na cidade do Luena.

Em declarações à ANGOP, o director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE), Anito Gouveia, disse que os referidos projectos vão ser retomados com financiamento do diferencial do preço do petróleo.

Disse que, face ao tempo de paralisação, os preços dos projectos foram reajustados, sendo que a ampliação da escola do ensino primário “Comandante Kwenha”, passou a custar mais de 600 milhões de kwanzas, contra os 500 milhões anteriores, enquanto o Centro Materno Infantil, inicialmente avaliado em 182 milhões de kwanzas, terá um acréscimo de 80 milhões de kwanzas.

Por sua vez, o edifício que albergará os gabinetes provinciais disse que passará de 214 milhões e 200 mil kwanzas, para 700 milhões, com previsão de ser inaugurado no próximo mês de Abril.  

Conclusão do Instituto Politécnico do Luena na incertaza

Enquanto isso, a conclusão do futuro Instituto Politécnico do Luena, com 32 salas de aula, sob alçada do Ministério da Educação (MED), paralisadas há 11 anos, continua incerta.

Localizada no bairro Alto Luena, a empreitada, que está a 90 por cento de execução física, foi projectada para receber dois mil 800 estudantes.

O director do GEPE reiterou que aquele projecto continua sob responsabilidade do Ministério da Educação.

“Temos vindo a trabalhar com o Ministério da Educação com vista à conclusão da escola, inclusive solicitamos a transferência para a responsabilidade da província, entretanto, o Ministério comprometeu-se concluir a obra", disse.

Até ao momento, Moxico dispõe de três institutos do género, nomeadamente o Instituto Politécnico de Administração e Gestão (IPAG, 18 salas de aula), localizado no bairro Social da Juventude, Instituto Politécnico do Moxico (T14), construído no bairro Kapango, ambos na cidade do Luena, e um outro no município da Cameia.





Notícias de Interesse

Angola e ONU abordam paz e segurança nos Grandes Lagos

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h29

Angola e Reino Unido reforçam cooperação

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h06

UNITEL vence prémio FESTIPUB 2024

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h46

Moniz Silva promete reabilitar pavilhões em Benguela

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h39

Girabola2024-25: Bodunha queixa-se da arbitragem

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h20

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+