Governador quer mais iniciativas do sector privado

     Economia           
  • Cuanza Norte     Domingo, 02 Junho De 2024    12h29  
Governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar
Governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar
Diniz Simão-ANGOP

Ndalatando - O Governo do Cuanza-Norte está aberto para apoiar e facilitar o empresariado com iniciativas de investimento que contribuam para o desenvolvimento da província, afirmou o governador, João Diogo Gaspar.

O responsável da provincial, que intervinha na gala de encerramento da sexta edição da Expo/Cuanza Norte 2024, que decorreu de 28 de Maio a 1 de Junho, sublinhou que desenvolvimento local só será possível com a participação das empresas privadas, as quais o Governo assegura todo o apoio.

 O governador pediu ao empresariado local maior criatividade para o aumento dos investimentos na região e apelou, igualmente, à classe no sentido de aproveitar as oportunidades de negócio asseguradas pelo Governo Provincial.

João Diogo Gaspar considerou a realização da Expo/Cuanza-Norte uma oportunidade para a exposição das potencialidades da província, visando a atracção de investimentos e o reforço do apoio ao empresariado.

A Expo Cuanza-Norte/2024 alcançou um volume de negócio estimado em 480 milhões de Kwanzas, com destaque para a comercialização de 200 toneladas de produtos do campo, sobretudo, frutas, legumes e cereais.

 A actividade, em que participaram expositores dos 10 municípios do Cuanza- Norte e das províncias de Luanda, Cabinda, Namibe, Malanje e Uíge, registou 15 mil visitantes e promoveu mais de 500 empregos directos e indirectos.

A sexta edição da Expo Cuanza-Norte decorreu sob o lema “Cuanza-Norte de mãos dadas, intensifiquemos a produção nacional” e inseriu-se nas actividades comemorativas do 68º aniversário da ascensão de Ndalatando (sede da província) à categoria de cidade, comemorado a 28 de Maio

Cerca de 100 figuras que se destacaram em vários domínios para do desenvolvimento da província foram homenageados na gala de encerramento da Expo Cuanza-Norte/2024, com destaque para o bispo da diocese de Ndalatando da Igreja Católica, Dom Almeida Kanda, os generais José Baptista Cordeiro "Ngueto" (a título póstumo) e Gouveia de Sá Miranda.

Consta, ainda, dos homenageados o primeiro administrador de Cazengo (município sede da província), Artur de Almeida.LJ/DS/IMA/ASS





+