Cuito - O governador em exercício do Bié, Edgar Hilário, advogou, esta quinta-feira, a necessidade de se criarem estratégias que visam aumentar o número de fábricas nesta região, para agregar valor à produção interna e consequentemente gerar mais postos de trabalho.
Edgar Hilário falava no acto antecipado do Dia da Indústria, que se assinala a 23 deste mês.
Para o responsável, urge a necessidade do ministério de tutela acelerar o processo de construção do Pólo Industrial do Cunje e outros pequenos parques a nível dos municípios, para incentivar o empresariado a apostar fortemente no sector.
Informou estarem na forja cinco novos projectos industriais na província, nomeadamente uma fábrica de colchões, bagaço de soja, engarrafamento de água, tubos em PVC e um complexo processador de carne suína, que poderão gerar perto de 500 novos postos de trabalho aos jovens.
Edgar Hilário assegurou estarem a trabalhar para estender a corrente eléctrica proveniente do sistema norte para todas as localidades da província, tendo chegado já no Chinguar, Cuito, Catabola e Camacupa.
Reconheceu, portanto, o engajamento da classe empresarial que, mesmo com dificuldades, continua firme em ajudar o Estado na diversificação da economia nacional bem como na mitigação da taxa de desemprego.
Por seu turno, o director do Gabinete do Desenvolvimento Económico Integrado do Bié, Figueiredo Canguende Numbi, fez saber que a nível da província o sector conta com 442 unidades industriais em funcionamento, mais sete em relação ao ano passado, o que proporcionou mil e 921 postos de trabalho aos jovens em diversos sectores.
Durante a jornada alusiva à data, estão agendadas visitas em algumas unidades industriais em funcionamento, por se instalar e outras paralisadas. LB/PLB