Luanda - O Governo está a dinamizar o processo de recolha da informação para elaborar o relatório do II Trimestre de 2022 para o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022), disse esta quinta-feira, em Luanda, o director nacional de Estudos e Planeamento, Luís Epalanga.
Falando no habitual briefing do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), Luís Epalanga sublinhou que a informação recebida é referente aos meses de Abril, Maio e Junho, como base para a elaboração do relatório para o II Trimestre de 2022.
O responsável fez saber que o relatório visa a apresentação do nível de implementação das acções previstas nos 70 programas de acção do PDN 2018-2022 e a avaliação do grau de execução das metas programadas até Junho de 2022.
Segundo o director, o MEP continua a trabalhar com o Ministério das Finanças (MINFIN), Banco Nacional de Angola (BNA) e os Gabinetes de Estudo, Planeamento e Estatística (GEPE) sectoriais, provinciais e municipais.
Luís Epalanga destacou igualmente os dados do Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN), que registou uma variação de 0,84%, entre Maio a Junho de 2022.
De acordo com o mesmo, os dados indicam uma desaceleração de 0,09 pontos percentuais, sendo que em termos homólogos a inflação situa-se em 22,96%, representando um decréscimo de 2,36 pontos percentuais em relação à observada em igual período do ano anterior (Junho de 2021).
Por outro lado, Luís Epalanga fez saber que o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, chefia a delegação angolana que participa Fórum Político de Alto Nível do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), que teve início a 5 de Julho, em Nova Iorque, Estados Unidos da América.
O Fórum reúne os Estados-Membros, Organizações das Nações Unidas e outras organizações internacionais e regionais, ONG´s e partes interessadas, com vista a promover discussões em torno dos progressos, trocar experiências, indicar desafios e recomendar novas acções, tendo em vista o alcance dos Objectivos de desenvolvimento Sustentáveis (ODS).
A realização do fórum, dentre outros assuntos, permitirá aos participantes fazer um balanço do impacto da Covid-19 na implementação da Agenda 2030, preparar da Cúpula dos ODS de 2023, obter orientações e recomendações sobre como avançar na implementação completa da Agenda 2030, durante a década de Acção e Entrega, bem como identificar que acções desenvolver para garantir uma recuperação sustentável, inclusiva e resiliente da pandemia da Covid-19.
O Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável é um órgão subsidiário da Assembleia Geral das Nações Unidas e do Conselho Económico e Social das Nações Unidas, responsável por toda a política de desenvolvimento sustentável da organização.