Luanda - O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, destacou, esta segunda-feira, no Rio de Janeiro, Brasil, que o Executivo angolano está a implementar novos sistemas de captação, tratamento, distribuição e expansão do abastecimento de água em todo território nacional, no período 2023/2027.
O governante, que participa na Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20, sublinhou que o acesso à água potável e ao saneamento é de vital importância para a satisfação dos requisitos de segurança alimentar, erradicação da pobreza e desenvolvimento sustentável, segundo uma nota a que a ANGOP teve acesso hoje.
Citado na nota, José de Lima Massano acrescentou que o Governo está profundamente empenhado em desenvolver os seus melhores esforços para cumprir com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, com investimentos cada vez mais significativos.
O ministro de Estado reiterou o compromisso de Angola na promoção do direito à água potável e ao saneamento em igualdade de condições, sem discriminação e em quantidade e qualidade suficientes como um direito humano inalienável.
No certame, a delegação angolana, chefiada por José de Lima Massano, integra altos responsáveis do Executivo angolano, bem como o embaixador de Angola no Brasil, Manuel Eduardo Bravo.
Por seu turno, o ministro brasileiro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou que a água potável e o saneamento básico são cruciais para o progresso económico, social e a garantia dos direitos humanos, incluindo saúde e um ambiente sustentável.
Ele disse que o Brasil possui grandes reservas de água potável, mas também enfrenta desafios com sua região semiárida e comunidades vulneráveis, incluindo indígenas, exigindo preservação e melhor distribuição hídrica.
A Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20 começou com um forte apelo para se garantir o acesso universal à água potável e ao saneamento básico.
Participam da reunião ministros e delegados de 21 países, mais representantes de nove países convidados e 19 organizações internacionais.
Nesta segunda-feira, a reunião abordou o tema “Garantir o Acesso a Água e ao Saneamento”, enquanto para amanhã está prevista a temática sobre “Combate às Desigualdades e Cooperação Trilateral”, devendo o evento terminar no dia 24 de Julho, com o lançamento da Iniciativa sobre a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. HM/QCB