Menongue - Cinco mil milhões, 436 milhões e 158 mil kwanzas é o valor total investido pelo governo na província do Cuando Cubango, em 2022, na implementação e dinamização de 264 projectos estruturantes de impacto económico nesta região.
A informação consta de um relatório de actividade anual do governo provincial do Cuando Cubango, enviado hoje, segunda-feira, à ANGOP.
De acordo com o ponto de situação dos projectos financiados e a serem financiados à luz do PRODESI, do referido valor, três mil milhões, 539 milhões, 266 mil e 971 kwanzas foram investidos em 49 projectos no âmbito do programa de alívio económico e aviso 10 do Banco Nacional de Angola (BNA), destinados ao fomento da actividade agrícola e comércio.
Neste período, foram remetidos ao Ministério da Economia e Planeamento 236 projectos de empresas e cooperativas, dos quais 50 foram aprovados, tendo beneficiados de um financiamento de 983 milhões, 112 mil e 370 cêntimos, destinados ao comércio, turismo, agricultura e escoamento.
No quadro do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), por intermédio do Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) e o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), a província beneficiou através de micro créditos um financiamento de 60 milhões, 570 mil e 817 kwanzas (60.570.817,00) para setenta e dois micros projectos nos sectores de comércio e escoamento da produção local.
No âmbito da estratégia do Executivo sobre a reintegração socioprofissional dos ex-militares, a província foi contemplada com 13 tractores, correspondendo a um financiamento equivalente a 650 milhões de kwanzas, destinado a cooperativas desta franja ligada ao sector da agricultura.
Já para o Plano Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR) com motorizadas e carrinhas foram financiados 20 projectos num valor de 180 milhões de kwanzas para o escoamento da produção, ao passo que, com motorizadas de três rodas, foram contabilizados 60 projectos, num valor de 24 milhões também para o escoamento da produção.
Na sequência dos programas/projectos de financiamento à luz do PRODESI, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Económico Integrado recepcionou e remeteu ao Ministério da Economia e Planeamento 51 projectos de empresas e cooperativas, aguardando pelo reembolso.