Dundo - As pequenas, médias e grandes empresas que operam na província da Lunda-Norte, foram exportadas (terça-feira), a cumprirem com rigor as suas obrigações fiscais, para a consolidação de um mercado de capitais forte.
O responsável fez este apelo na abertura da formação sobre "Regras, critérios e benefícios do imposto fiscal" , promovida pela Associação da Mulher Empreendedora da Lunda-Norte, em parceria com gabinete provincial da Acção Social e Igualdade do Género.
Segundo Frederico Barroso, o não cumprimento das obrigações físicas reduz a capacidade do Governo de financiar serviços públicos essenciais, como a saúde, educação e assistência social.
Apelou a Administração Geral Tributária (AGT) a ser rigorosa na fiscalização, com vista a sanção exemplar dos incumpridores.
Apelou aos empresárias em formação, no sentido de aproveitarem o máximo os conteúdos, com vista a melhorarem a gestão dos seus negócios e consequentemente as suas contribuições fiscais, contribuindo deste modo, no crescimento da economia nacional.
Por sua vez, a presidente da associação, Yolanda Violante, disse que ações do gênero vão decorrer em todos os municípios, para incentivar as empresárias ao cumprimento obrigações fiscais.
Durante a formação, com a duração de dois dias, em que participam mulheres empresárias dos municípios de Chitato, Cambulo e Lucapa, serão abordados temas como gestão do contencioso tributário, certificação de conformidade tributária, entre outros temas. HD