Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo angolano desembolsa 28% do financiamento do BAD

     Economia              
  • Luanda • Terça, 25 Junho de 2024 | 16h14
Ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherne (à esq. ) e  Marie-Laure Akin Olugbade, Vice-Presidente do BAD
Ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherne (à esq. ) e Marie-Laure Akin Olugbade, Vice-Presidente do BAD
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda – Cerca de 400 milhões de dólares, de um total de USD 1,5 mil milhões disponibilizados pelo Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD) para financiar uma carteira de 11 projectos diversos, foram desembolsados pelo Governo angolano nos últimos anos.

De acordo com o ministro do Planeamento, Victor Guilherme, o dinheiro desembolsado representa apenas cerca de 28% do valor total disponibilizado por esta organização financeira multinacional, uma percentagem “muito abaixo do esperado”.

O governante, que falava esta terça-feira, em Luanda, num encontro que manteve com a vice-presidente do BAD, Marie-Laure Olugbade, sublinhou que os projectos em implementação estão ligados à energia, com cerca de 44%, agricultura, água e saneamento, assim como área financeira.

Após a identificação dos constrangimentos que fazem com que o financiamento seja lento, o ministro afirmou que neste momento o Governo está a trabalhar com a instituição financeira para aumentar o nível de desembolso.

Victor Guilherme afirmou que em termos de impacto os projectos em implementação permitem o aumento da empregabilidade, para além de reforçar o fornecimento de energia eléctrica, água e, sobretudo, a questão alimentar, quando grande parte dos projectos estiverem finalizados, em dois ou três anos.

Recordou que o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023-2027) tem como prioridades a produção agrícola de bens alimentares, distribuição, comercialização e armazenamento de produtos.

Referiu-se também ao reforço da capacidade de recursos humanos, para que as pessoas estejam habilitadas com conhecimentos sobre a produção e produtividade, sendo uma das prioridades do BAD e do Governo angolano.

A vice-presidente do Banco Africano para o Desenvolvimento, Marie-Laure Olugbade, explicou que a sua visita ao país serve para avaliar os passos para próximos projectos em Angola.

Disse que vai se realinhar as estratégias, uma vez que Angola já gizou um novo Plano de Desenvolvimento Nacional e o Banco, na semana passada, também aprovou a Estratégia de Implementação de Projectos para o país 2024-2029.

Explicou que durante a sua permanência em Angola tem agendado encontros com responsáveis de diferentes departamentos ministeriais, onde as actividades têm sido implementadas com maior ênfase, para os sectores que visam catapultar a diversificação da economia, nomeadamente, os da agricultura, energia, indústria.

O encontro de trabalho visou dar continuidade ao diálogo iniciado entre o Governo de Angola e a Administração do BAD, durante as Reuniões Anuais ocorridas em Nairobi, Quénia, de 27 a 31 de Maio de 2024.

Dos 11 projectos financiados pelo BAD em Angola, o destaque recai para os sectores das pescas, agricultura, ambiente, finanças, sociedade, energia, água e saneamento.

Recentemente, o BAD manifestou abertura para o financiamento de projectos que promovam a mobilidade e integração regional, através de estradas, ferrovias e energia. HM/QCB





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+