Luanda - O ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, afirmou esta sexta-feira, em Luanda, o contínuo trabalho do pelouro com políticas viradas ao aumento e a diversificação da economia no país.
O governante falava à imprensa, após a apresentação de cumprimentos de fim de ano ao Chefe de Estado, salientando ser o foco, para 2025, trabalhar para o crescimento económico e criar mais emprego para a juventude.
Neste capítulo, disse ter notado que, em 2024, o esforço das empresas e famílias foi visível.
"As empresas e famílias estão a trabalhar no sentido de termos um crescimento superior ao que tivemos no terceiro trimestre de 2024, cifrado em 5.5%, percentagem que já não registávamos há cerca de 15 anos", ressaltou.
Na sua óptica, o aumento e diversificação económica deve centralizar-se, sobretudo, no domínio da agricultura e em toda cadeia de produção e distribuição de bens de consumo .
Victor Guilherme defendeu também o aumento dos níveis no sector da Educação e no domínio da Saúde.
Sexta-feira, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, ladeado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de diversas individualidades,
com referência para a Vice-presidente da República, Esperança da Costa, e a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
Saudaram também o casal presidencial, os presidentes dos tribunais Supremo, Joel Leonardo, Constitucional, Laurinda Cardoso, de Contas, Sebastião Gunza, e o procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz.
Apresentaram igualmente cumprimentos de fim-de-ano, membros do Governo, do Conselho da República, responsáveis dos órgãos de defesa e segurança, deputados, líderes de partidos políticos, religiosos e entidades da sociedade civil. AFL/VC