Governador destaca vantagens da educação financeira das famílias

     Economia           
  • Cuando Cubango     Segunda, 27 Março De 2023    23h39  
José Martins, governador do Cuando Cubango discursa noo acto de abertura da semana do Dinheiro
José Martins, governador do Cuando Cubango discursa noo acto de abertura da semana do Dinheiro
Armando Morais-ANGOP

Menongue - O governador do Cuando Cubango, José Martins, destacou hoje, em Menongue, a importância da educação financeira das famílias, como forma de permitir maior capacidade de gestão dos recursos e desenvolvimento sustentável.

José Martins fez este pronunciamento na abertura oficial  da 11ª Semana Mundial do Dinheiro,  cujo lema é “ Alcançar a Resiliência Financeira e bem-estar Financeiro”.

A nível da província do Cuando Cubango, o Banco Nacional de Angola, através da Direcção Regional Sudeste,  vai realizar vários eventos até dia 1 de Abril.

Na ocasião, o governador, lembrou que  todas as formas de finanças das pessoas são de extrema relevância, justificando assim a Semana Mundial do Dinheiro como forma de consciencializar das populações ao nível do mundo e especialmente as novas gerações, sobre a utilização do dinheiro com "sabedoria", para reserva de receitas para o futuro.

Para si,  as acções de gestão financeira são implementadas por vários meios, destacando a formação e capacitação com o auxílio de instituições de ensino quer no médio quer no superior, que  já incluem  nas suas grelhas curriculares disciplinas ligadas à economia, administração financeira e empreendedorismo.

Na ocasião, José Martins defendeu a necessidade contínua do treinamento da população em matéria de gestão financeira, com vista a  impulsionar o desenvolvimento económico da província, com foco na agricultura e agronegócio, por considerar como sendo áreas sustentáveis geradoras de riqueza e que podem livrar a  economia da dependência do petróleo. 

Sem avançar números, disse que o Cuando Cubango foi contemplado com várias políticas de crédito com destaque para o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura (FADA), Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), além de outras acções que permitiram  a redução da burocracia no tratamento de documentos para a constituição de empresas.

Informou que fruto destas políticas, neste ano, perto de 100 jovens com iniciativas de produção agrícola receberam financiamento para a agricultura por via do FADA para fazer face às necessidades de produção aumentar a empregabilidade e ajudar às famílias.

O acto de abertura da Semana Global do Dinheiro contou com a presença do director da Região Sudeste do Banco Nacional de Angola, Alberto Alfredo, distintos quadros do governo provincial, autoridades tradicionais e eclesiásticas, estudantes do ensino médio, entre outros convidados. MSM/JSV/NE 

 





+