Governadora destaca surgimento da primeira Refinaria de Ouro

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 27 Junho De 2022    18h36  
Governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho
Governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho
Clemente dos Santos

Viana - A governadora da Província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, destacou esta segunda-feira, em Viana, que o lançamento da primeira pedra para a construção da Refinaria de Ouro visa promover a cadeia de valor dos minerais no país, desde a exploração, transformação e comercialização.

O projecto está orçado em cerca de 7 milhões de dólares, que inclui a construção, apetrechamento, bem como a formação dos técnicos, no conjunto de 30 postos de trabalho directo.

A governante, que falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra de construção da refenaria, manifestou-se satisfeita pela aposta que está a ser feita no capital humano, enquanto decorrer a obra, de modo a prepará-los tecnicamente para assumir, com zelo e abnegação, as suas funções.

No entanto, alertou a empreiteira a cumprir a sua actividade de edificação da infraestrutura, dentro do período estipulado de um ano.

Por sua vez, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino de Azevedo, realçou que este projecto simboliza um marco importante para o subsector dos metais preciosos, sendo o ouro um principal produto a ser transformado nas futuras instalações da refinaria, no Pólo Industrial de Viana (PIV).

O ministro informou que uma das acções prioritárias do Programa de Desenvolvimento e Modernização das Actividades Geológicas e Mineira do Plano de Desenvolvimento Nacional- 2018/2022, consiste em prosseguir com a prospecção e exploração de metais, com destaque para o ouro, prata, platina, e outros minerais, cuja transformação passa necessariamente pela utilização de refinaria.

Informou que desde 2019, o país consta da lista de produtores e exportadores de ouro, destacando-se alguns projectos, na província da Huíla.

“Neste momento, existem 12 projectos, com títulos de exploração, sendo que cinco destes já iniciaram a sua produção e exportação. Quarenta projectos têm títulos de prospecção”, ressaltou.  

A primeira Refinaria de Ouro em Angola, que está ser erguida num espaço de 2 mil metros e 470 metros quadrados, vai produzir 25 quilogramas de ouro por dia e contará com laboratório, oficina, laminação, fundição eléctrica e gás, salas de monitoramento de vídeo, arquivo, cofre, entre outros compartimentos.

 





+