Caungula – A governadora da Lunda Norte, Deolinda Satula Vilarinho, apelou esta terça-feira, aos empresários nacionais e estrangeiros a investirem no agro-negócio, aproveitando as oportunidades de negócio que o sector da Agricultura oferece naquela região, com um potencial na produção de tubérculos e cereais.
A governante fez este apelo durante o acto de abertura da campanha agrícola 2022/2023, no município de Caungula, sublinhando que o governo local está aberto ao investimento privado, sobretudo na agricultura, por ser um sector que bem explorado, pode gerar riqueza e empregos.
“Temos uma província potencialmente agrícola e com um bom histórico na produção de grãos, com realce para o arroz, por isso apelamos aos empresários nacionais e estrangeiros, residentes ou não em Angola, a visitarem a Lunda Norte e aproveitarem esta oportunidade de negócio, que pode gerar riqueza e empregos para os jovens locais”, apelou.
Reiterou que o governo local vai continuar a trabalhar com o ministério de tutela, para que os produtores locais, tenham apoios necessários para o fomento da agricultura mecanizada.
Disse que o governo vai envidar esforços para melhorar as vias de acesso, visando facilitar e/ou dinamizar o escoamento dos produtos.
Para a presente campanha agrícola, 171 mil famílias camponesas, 218 pequenos produtores, vão assegurar a produção de tubérculos, hortícolas, cereais e mel. Estão preparados 259 mil, 388 hectares de terra, onde estima-se colher 2 milhões, 250 mil e 55 toneladas de produtos diversos.