Huambo - O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, destacou, esta terça-feira, a importância do fortalecimento da capacidade produtiva do sector agrícola familiar e empresar, na perspectiva da diversificação económica e da segurança alimentar.
O governante falava na II sessão ordinária do Conselho de Concertação Social, um imperativo legal, que visa analisar, regularmente, a vida social e económica da província do Huambo.
A reunião apreciou as estratégias da campanha agrícola 2024/2025, aberta oficialmente em Outubro último, assim como os resultados da arrecadação de receitas locais.
Pereira Alfredo disse ser a diversificação da económica para proporcionar alimentos da cesta básica e, por consequência, a segurança alimentar, através do engajamento e organização de todos os intervenientes deste segmento social.
Disse que a agenda desta sessão destaca a campanha agrícola 2024/2025, numa altura em que já foram disponibilizados imputes agrícolas às famílias camponesas dos 11 municípios desta região.
Nesta perspectiva, reafirmou o apoio do Governo da província do Huambo aos camponeses, agricultores e demais entes engajados na produção de bens de primeira necessidade.
Por sua vez, o director da Agricultura e Floresta na provinda do Huambo, Toni Camuti, lembrou que para a presente época agrícola foram disponibilizados mil toneladas de fertilizantes, sendo sete mil de adubo 12/24/12, 500 de ureia e iguais quantidades de sulfato de amónio.
Até ao momento, explicou, foram entregues mais de quatro mil 500 toneladas de fertilizantes, conforme as políticas de subvenção do Estado angolano e da estratégia do Governo da província do Huambo voltada para a concretização do sucesso da época agrícola.
Lembrou, deste modo, que o sector da Agricultura e Florestas local, na presente época agrícola, está a assistir 296 mil e 702 famílias camponesas, das 118 mil e 430 controladas, que, nos próximos dias, começam a beneficiar da segunda fase da distribuição de imputes.
Disse que a província do Huambo prevê colher um milhão 800 mil toneladas de produtos agrícolas diversos, com realce para o milho, trigo, arroz, massambala e massango, feijão, soja e tubérculos, em produção numa área de 379 mil hectares.
Toni Camuti assegurou o reforço da capacidade técnica às famílias camponesas, por via do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) para além do acesso aos insumos agrícolas. MLV/ALH