Uíge - O governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, pediu, nesta terça-feira, maior intervenção dos profissionais de construção civil, com soluções e ideias inovadoras para os problemas que afectam a habitação e outras infra-estruturas.
José Carvalho da Rocha defendeu essa posição na abertura do workshop enquadrado no Dia do construtor, que se assinala esta terça-feira (3), tendo referido que os profissionais de construção civil são chamados a participar nas soluções de mobilidade da população, assim como "precisamos saber de vocês como devemos fazer isso", acrescentou.
Por isso, desafiou a todos construtores a participarem na reconstrução das diversas infra-estruturas sociais, com destaque para pontes, pontecos e ravinas, visando a melhoria das condições de mobilidade da população local.
Nesta senda, o governante defendeu soluções de construção com material adaptado à realidade da região.
Lembrou que é fundamental estabelecer a relação com o mundo académico, para que se encontrem soluções nas diversas áreas.
O governante reiterou ainda a aposta do governo local na atracção de mais investimentos, para facilitar o acesso a materiais e à construção de diversas infra-estruturas habitacionais.
Ao pronunciar-se na abertura do workshop, a vice-governadora do Uíge para o sector Técnico e Infra-estruturas, Helena Pereira, disse que o encontro visa reforçar o diálogo e estabelecer as bases para os desafios do sector da construção na região.
No encontro, estão a ser debatidos temas sobre os princípios reguladores de construção civil e do sector das obras públicas, normas e princípios da viabilidade da empreitada no sector de energia, garantia de qualidade na construção civil, entre outros assuntos.
O evento conta com a participação de profissionais de construção civil, membros do Governo Provincial, autoridades tradicionais e religiosas, técnicos das administrações municipais, órgãos de defesa e segurança, entre outros convidados. NM/JAR