Governador quer feiras sectoriais para o fomento do agro-negócio

     Economia              
  • Luanda • Sábado, 27 Julho de 2024 | 23h16
Governador de Luanda, Manuel Homem, em declarações à imprensa na FILDA
Governador de Luanda, Manuel Homem, em declarações à imprensa na FILDA
Walter dos Reis - ANGOP

Zango - O governador provincial de Luanda, Manual Homem, defendeu este sábado, na capital do país, a massificação de feiras sectoriais e temáticas para cimentar, permanentemente, o agro-negócio.

O governante aparentou esta necessidade quando falava à imprensa na Feira Internacional de Luanda (FILDA), tendo referido ser o objectivo do GPL apoiar os ministérios da Energia e Águas e da Indústria, bem como as entidades envolvidas em actividades para o desenvolvimento de Luanda, em particular, e do país, de forma geral.

Segundo Manuel Homem, todos devem unir sinergias para que se massifique as feiras sectoriais e outras temáticas com vista o desenvolvimento da agricultura familiar.

Afirmou haver várias iniciativas a nível de Luanda, apontando, a título de exemplo, as do Icolo e Bengo, onde impulsiona-se a plantação de mais de 20 hectares arroz, e a do perímetro da Funda, na qual produz-se banana, tomate, batata doce, rena e outras hortaliças, com cooperativas financiadas por via do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).

“Por isso, Luanda é também um espaço de oportunidades do agro-negócio, onde a sustentabilidade de muitas famílias depende da agricultura”, frisou.

Quanto a feira, disse que o certame continua a ser uma amostra da capacidade de produção nacional e pela participação das grandes, médias, pequenas e micro empresas indica que, aos poucos, o país retorna a normalidade da sua economia.

“Os indicadores dizem que a aposta deve centrar-se na produção nacional, nas oportunidades do mercado no domínio do agro-negócio, das energias renováveis. Apesar dos investimentos já feitos, a meta é a sustentabilidade de cada sector”, referiu.

Organizada pelo Ministério da Indústria e Comércio e a Eventos Arena, a 39.ª edição da FILDA, que decorre na Zona Económica Especial (ZEE), assinalou este sábado o quinto e penúltimo dia.

A feira tem como lema "Segurança alimentar e parceria internacional: O binómio da diversificação económica". DP/VC



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+