Saurimo - O governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, orientou esta segunda-feira, a criação imediata de um pacote turístico mineiro, com vista à atracão de turistas nacionais e estrangeiros, no âmbito da diversificação da economia.
O governante deixou esta orientação durante a tomada de posse dos directores da Cultura e Turismo, e da Juventude e Desportos, Felisbela Sapato e Nelson Muica, respectivamente, sublinhando que a província é rica em recursos minerais, logo é possível desenvolver o turismo nesta área, sem muitos custos e alterações.
Apontou a Sociedade Mineira de Catoca localizada a 30 quilómetros da cidade de Saurimo, como sendo um dos principais pontos turísticos mineiros que deve ser muito bem explorado.
Daniel Neto afirmou que a Lunda-Sul dispõe de potencialidades nos sectores da cultura e turismo, que precisam ser dinamizadas e cada vez mais divulgadas.
Por outro lado, o dirigente pediu um carnaval provincial diferente do habitual, com mais inovações e interactivo, para que a Lunda-Sul se represente condignamente no desfile central em Luanda, no âmbito das comemorações dos 50 anos de Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro deste ano.
Por sua vez, a directora da Cultura e Turismo, Felisbela Sapato, apontou como linha de força para o seu mandato, a criação do roteiro e a elaboração de uma cartilha que espelha todos os pontos turísticos existentes na província e suas potencialidades.
A província da Lunda-Sul dispõe de 17 pontos turísticos, onde se destacam as quedas do rio Tchihumbwe, Samussanda, Cataratas do Casengo, Satchidongo, Luachimo, Tamba, Luia, gruta do Luia, bem como as Lagoas do Luar, Pelengue, Chitende, Aldeamento Turístico. MG/HD