Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador do BNA no Cuando Cubango para 118ª reunião do CPM

     Economia              
  • Cuando Cubango • Quarta, 17 Julho de 2024 | 14h30
Governador do BNA, Manuel António Tiago Dias,  chega ao Cuando Cubango
Governador do BNA, Manuel António Tiago Dias, chega ao Cuando Cubango
Dr

Menongue - O Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel António Tiago Dias, encontra-se, desde hoje, quarta-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango, para orientar, de 18 a 19 deste mês, a 118ª reunião do Comité de Política Monetária (CPM).

À sua chegada, no aeroporto Comandante Kwenha, Manuel Tiago Dias foi recebido pelo governador do Cuando Cubango, José Martins, em seguida mantiveram um encontro de cortesia na Casa Protocolar do Governo Provincial.

Depois do encontro, o governador do BNA seguiu, em frente de uma delegação,  via terrestre, para a Companhia Siderúrgica do Cuchi, a mais de 90 quilómetros, para constatar a produção do Ferro Guza, projecto financiado pelo BNA, ao abrigo do Aviso nº 10/22.

Igualmente, para este primeiro dia, está reservada um encontro com empresários, visita à Fazenda Agrimumba, projecto de agro-turismo e agropecuária, também financiado pelo BNA, que dista a 97 quilómetros do projecto do Ferro Guza.

Para os dias 18 e 19, a reunião irá abordar uma agenda própria a ser definida pelo secretariado do Comité de Política Monetária, cujos resultados finais do encontro serão prestados em conferência de imprensa.

De realçar que o Comité de Política Monetária é o órgão do Banco Nacional de Angola responsável pela formulação da política monetária e cambial, cabendo-lhe analisar e decidir sobre todas as matérias com ela relacionadas.

Cabe ainda ao CPM decidir sobre as taxas de juro de política, incluindo a Taxa BNA, tendo em vista a preservação do valor da moeda nacional e do alcance de um nível de inflação reduzido e estável, conforme a Lei do Banco Nacional de Angola.

As reuniões do Comité de Política Monetária têm uma periodicidade bimestral (acontecem de dois em dois meses), tendo a última sido realizada em Luanda, capital do país.

Na referida reunião, deliberou-se o aumento da Taxa BNA de 19 por cento para 19,5 %, o aumento da taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de liquidez de 19,5 % para 20,5, bem como manter a taxa de Juro de Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez em 18,5 por cento.

Deliberou igualmente o aumento do coeficiente das reservas obrigatórias, em moeda nacional, de 20% para 21 por cento. ALK/FF/PLB

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+