Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador do BNA advoga reforço da educação financeira

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 09 Dezembro de 2024 | 17h34
Governador do BNA, Manuel Tiago Dias (Arquivo)
Governador do BNA, Manuel Tiago Dias (Arquivo)
Quinito Bumba-ANGOP

Luanda - O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu esta segunda-feira, em Luanda, a intensificação da educação financeira no país, tornando esta missão numa prioridade nacional.

Ao intervir na Conferência sobre Inclusão e Literacia Financeira, sublinhou a necessidade de aumentar os níveis de literacia no seio da população, evocando dados que precisam ser    melhorados.

O gestor referiu-se a um inquérito sobre a matéria, divulgado em 2023, o qual revelou que apenas 24,7 por cento da população angolana apresentava níveis adequados de literacia financeira.

Manuel Dias fez, ainda, menção à taxa de inclusão financeira de 49,44 por cento e a taxa de bancarização de 31,53 por cento, referentes ao terceiro trimestre de 2024.

De igual modo, explicou, o inquérito revelou que somente 37% dos inquiridos, com mais de 15 anos, elaboravam um orçamento familiar, enquanto 76% enfrentavam dificuldades financeiras.

Segundo o governador do BNA, a missão de educar financeiramente a população tem sido reforçada pelas contribuições dos parceiros estratégicos de diversos departamentos ministeriais, dos demais organismos de supervisão do sistema financeiro, assim como da sociedade civil, mas deve aumentar.

“O nosso objectivo e foco são claros, passa por incrementar os níveis de literacia e inclusão financeira, através da promoção do conhecimento, acesso, utilização efectiva de produtos e serviços financeiros prestados de forma sustentável, que atendam às necessidades dos indivíduos, das micro, pequenas e médias empresas”, disse.

E que esses serviços contribuam para o bem-estar das famílias e o desenvolvimento sustentável do país.

Por seu turno, o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, James Story, falou do projecto do BNA intitulado “Dinheiro Digital é Melhor”, tendente a aumentar a inclusão financeira e facilitar a realização de negócios no país, o qual almeja que seja implementado não só por empresas de telefonia, mas de outras áreas para maior expansão e crescimento económico.

O diplomata mostrou-se satisfeito com os progressos do projecto, que muitos cidadãos estão a aderir através da AfriMoney e UnitelMoney.

O projecto “Dinheiro Digital é Melhor” é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos da América em parceria com a operadora móvel Africell.

A conferência abordou, entre outros, o tema “o estado de inclusão financeira e a adopção do dinheiro móvel em Angola”. LDN/VC





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+