Saurimo - O governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, afirmou esta quinta-feira, em Saurimo, que a parceria entre o governo e a Sociedade Mineira de Catoca , tem contribuído significativamente no desenvolvimento da província.
Em declarações à imprensa, a propósito do contributo do sector privado no desenvolvimento da província, Daniel Neto reconheceu que fruto de um memorando de entendimento entre o Governo e a empresa diamantífera, os sectores da energia, água, educação e agricultura registaram um crescimento significativo.
Entre as acções que contam com apoio da diamantífera, destacou a reabilitação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Chicapa, em Saurimo, os programas “Catoca Aluno”, “ Catoca Estudante, "Mulher Rural” e “ Jovem Empreendedor”.
Acreecentou que os programas têm beneficiando famílias de baixa renda, facilitando na compra de material escolar, pagamento das propinas, aquisição de sementes agrícolas para o aumento da produção agrícola na região.
Realçou que a instituição jogou um papel fundamental na implementação do ensino superior na província, tendo cedido na altura, 80 por cento dos seus quadros, para leccionarem na Escola Superior Politécnica da Lunda-Sul, afecta a Universidade Lueji A'Nkonde.
Sinalizou que a Sociedade Mineira de Catoca tem sido também , um importante promotor de emprego para a juventude.
O Governo da Lunda Sul assinou com a Sociedade Mineira de Catoca, um protocolo para implementação dos programas “Catoca Académico”, “Catoca Aluno”, “Crédito à Mulher Rural ” e “Jovem Empreendedor”, que começaram a ser implementados em Janeiro de 2021.MG/JW/HD