Benguela – O governador da província de Benguela, Manuel Nunes Júnior, aponta o aumento da produção agrícola como fundamental, no quadro dos avultados investimentos do Reino Unido previstos para esta região do país.
Manuel Nunes Júnior falava aos jornalistas, após um encontro com o embaixador do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte em Angola, Bharat Joshi, que efectua uma visita de trabalho a Benguela.
O diplomata britânico, por sua vez, anunciou um pacote de investimento de mil milhões de dólares disponíveis para a província de Benguela, através da Agência de Créditos à Exploração do Reino Unido (UK Export Finance).
Segundo o governador, o foco do Governo na agricultura como prioridade no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND 2023-2027), tendo em vista o aumento da produção e a promoção da auto-suficiência alimentar, está alinhado com o interesse do Reino Unido em investir no país e em Benguela.
“Precisamos de expandir a escala da nossa produção e houve coincidência de pontos de vista, porque a agricultura é para nós uma prioridade, tal como é para o Reino Unido”, disse Manuel Nunes Júnior.
É nesse contexto que o governador antecipa que a província de Benguela poderá receber, no futuro, investimentos britânicos para os sectores produtivos da economia, como a agricultura.
No entanto, o governante também elegeu o turismo como outra área com potencial de ser explorada e atrair investimentos por parte do Reino Unido.
Até porque, sublinhou que Benguela tem um grande potencial neste sector, de que são exemplos, entre outros, as praias, a paisagem e o património natural, a facilidade de transporte e a oferta hoteleira.
Para o responsável, o desafio, agora, é, ver do ponto de vista prático como é que a província de Benguela poderá captar investimentos britânicos também na área do turismo.
“Vamos ver agora que passos poderão ser dados para se concretizarem essas intenções que foram aqui vistas entre as duas partes”, frisou o governador de Benguela.
UK Export Finance visita Benguela em Fevereiro
Para isto, deu a conhecer que a província de Benguela irá receber em Fevereiro próximo a visita da Agência de Créditos à Exportação do Reino Unido (UK Export Finance), para tratar dos aspectos mais concretos à volta dos projectos de investimentos, ora anunciados.
No entendimento do governador, esse será um momento oportuno para que as autoridades da província de Benguela possam discutir com a UK Export Finance os detalhes necessários desses investimentos.
Com uma população estimada em aproximadamente três milhões de habitantes, a província de Benguela conta actualmente com 23 municípios, fruto da nova Divisão Político-Administrativa (DPA), que entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2025.
Localizada no litoral centro de Angola, a província de Benguela tem um elevado potencial nos domínios da agricultura, pecuária, indústria, pescas e turismo. JH/CRB