Mbanza Kongo – O governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, constatou, esta terça-feira, as obras do futuro Posto Aduaneiro, em construção na comuna fronteiriça do Luvo, que dista a 60 quilómetros a Norte da cidade de Mbanza Kongo.
No local, Adriano Mendes de Carvalho recebeu explicações da empresa Tecnovia sobre o desenrolar dos trabalhos que já vão no seu segundo mês, desde que foram adjudicados.
Presentemente, a empreitada deste futuro posto aduaneiro, consiste em terraplanagem do espaço onde será erguido o empreendimento, assim como na abertura de acessos.
O governador mostrou-se satisfeito com o andamento dos trabalhos, frisando que o futuro posto alfandegário do Luvo vai melhorar o controlo e a fiscalização de mercadorias que entram e saem neste posto fronteiriço com a RDC.
Disse tratar-se de uma obra de grande impacto para arrecadação de mais receitas para os cofres do Estado num lado, e por outro, proporcionará mais postos de trabalho para a juventude.
Orçado em 47 mil milhões de kwanzas, o projecto está a ser implantado numa área de cerca de 21 hectares e comportará vários edifícios.
Duzentos jovens encontraram o seu primeiro emprego nesta obra, que tem o seu término previsto para 2026.
Na ocasião, Adriano Mendes de Carvalho, solidarizou-se com as autoridades fronteiriças do Congo Central pelo incêndio de grandes proporções que na noite de segunda-feira deflagrou em armazéns do posto fronteiriço do Lufu (RDC), destruindo quantidades incalculáveis de mercadorias. DMN/JL