Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governador assegura valorização do empreendedorismo juvenil

     Economia              
  • Huambo • Terça, 24 Setembro de 2024 | 14h32
Governador da província do Huambo, Pereira Alfredo
Governador da província do Huambo, Pereira Alfredo
Frank Béu- ANGOP

Ecunha - O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, assegurou hoje,  na vila do Ecunha, a mobilização de recursos, para a profissionalização técnica e a  valorização do empreendedorismo juvenil, com foco na promoção do auto-emprego.

O governante falava num encontro de auscultação aos munícipes do Ecunha, representados pelas autoridades tradicionais, religiosas, organizações femininas e juvenis.

Na ocasião, disse que o desafio constitui uma solução para o combate ao desemprego e, ao mesmo tempo, reduzir as possibilidades de empregabilidade unicamente e por via do Estado, principalmente, dos sectores da Educação, Saúde e Administração Pública.

Pereira Alfredo defendeu a necessidade da alteração deste paradigma, com a promoção empresarial e a valorização das iniciativas empreendedoras da juventude, onde o Governo vai apostar na criação de condições plausíveis, a começar com a profissionalização técnica dos jovens.

Por isso, prometeu a mobilização de formações liberais para a juventude, através das instituições de profissionalização técnica implantadas  na província do Huambo, para que sejam capazes de constituir pequenos negócios e a sustentabilidade das empresas.

Disse que o Governo local estará engajado na identificação de apoios para os jovens, por via das instituições financeiras, para facilitar a aquisição de créditos, na perspectiva do reforço dos pequenos negócios.

Desafiou os jovens a constituírem cooperativas e associações agrícolas para começar com promoção da empregabilidade e, consequentemente, participar no processo de diversificação da economia.

Disse que a província do Huambo tem de potencialidades  agrícolas aceitáveis e recursos hídricos, fundamentais para estimular o desenvolvimento sustentável por via do aproveitamento dos recursos locais.

De igual modo, assinalou a necessidade de se viabilizar o funcionamento do Pólo de Desenvolvimento Industrial e a plataforma logística do município da Caála, para a abertura de novas oportunidades de empregos.

Recorde-se que a província do Huambo ganhou, este ano, duas infra-estruturas de formação técnico-profissional, designadamente o Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) e o Centro de Formação de Jornalistas(CEFOJOR).

Também estão disponíveis vários programas de apoio, nomeadamente, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário(FADA), Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA) , Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) e várias instituições bancárias comprometidas com o emponderamento juvenil. LT/ALH

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+