Mbanza Kongo – Os cerca de 60 km de estrada que separam a cidade de Mbanza Kongo da comuna fronteiriça do Luvo serão intervencionados dentro de dias anunciou, esta terça-feira, o governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho.
O governador fez esse anúncio à imprensa, no final de uma visita aos pontos mais críticos desta estrada nacional 120, que dá acesso à vizinha República Democrática do Congo (RDC).
Construída há mais de 15 anos, a estrada Mbanza Kongo/Luvo apresenta sinais acentuados de degradação em quase todo o seu percurso, devido ao volume de centenas de camiões carregados de mercadorias que todos os dias passam nessa via com destino à RDC e à província de Cabinda.
Para o governador, circular actualmente nessa via exige muita perícia por parte dos automobilistas, para quem existem informações animadoras por parte do Executivo para a reabilitação completa desta estrada nacional no princípio do próximo ano.
Serão também reabilitadas, no próximo ano, as vias que ligam Mbanza Kongo/Cuimba/Buela, assim como Mbanza Kongo/Kaluka e Nzeto/Kindege/Kibala Norte.
Disse que o Governo Provincial está permanentemente em contacto com o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação e com a direcção do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) sobre a reabilitação dos referidos troços rodoviários. DA/JL