Luanda - A empresa Ghion Alimentos Lda esclareceu, esta sexta-feira, que a sua fábrica continua a produzir sumos da marca Lulu, em Angola, e negou a existência de qualquer acto de suspensão aplicado pelas autoridades angolanas.
Em comunicado endereçado à ANGOP, a instituição contraria informações avançadas recentemente pela Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (Aniesa), sobre uma alegada suspensão, por distribuir produtos com datas vencidas.
Segundo a empresa, a entidade suspensa pela Aniesa foi a revendedora Anseba, que revendia sumos Lulu com datas de expiração vencida e outros sem a respectiva data de caducidade.
Conforme o comunicado, a empresa infractora (Anseba), inspeccionada numa operação da Aniesa e do SIC, comercializava pacotes de sumo de 1L produzidos pela Ghion Alimentos Lda.
Além da suspensão do revendedor, a Aniesa deteve, na ocasião, a mercadoria e prendeu também um cidadão Eritreu de nome Alexandre.
Aniesa é uma entidade criada pelo Executivo a 16 de Outubro de 2020, encarregue do exercício da actividade de inspecção sobre as actividades económicas, e resulta da unificação dos serviços afins anteriormente desenvolvidos pelos sectores da Indústria, Comércio, Turismo, Ambiente, Transportes, Saúde, Agricultura e Pescas.
ERRATA
Esse texto actualiza a versão publicada pela ANGOP, no dia 28 de Novembro de 2022, no canal Economia, retomada por outros órgãos de comunicação social.