Lubango - A embaixadora do Ghana em Angola, Mavis Esi Kusorgbor, afirmou hoje, terça-feira, no Lubango, que vai mobilizar investidores que tenham interesse em apostar nas potencialidades da província da Huíla, já identificadas.
A embaixadora falava em entrevista exclusiva à ANGOP, no final de uma visita em algumas empresas da província da Huíla, que visou explorar as oportunidades de investimentos, para promover o comércio entre os dois países.
Referiu que o Ghana e Angola são países com uma relação “forte, mas no ramo económico quase inexistente”, daí a visita para fomentar essa área, pois há muita coisa para aproveitar nas empresas da Huíla em termos de construção de pontes e outras infra-estruturas, assim como no ramo de granitos.
Destacou que a embaixada vai agora mandar um relatório sobre a visita, em termos de potencialidades da Huíla, e a Accra, por sua vez, vai ajudar a identificar os parceiros das áreas identificadas que podem efectuar uma visita.
Mavis Esi Kusorgbor fez saber que vai ainda identificar uma cidade no Ghana para geminar com o Lubango.
No âmbito do comércio, a diplomata referiu que vão apresentar às empresas da Huíla aos investidores do Ghana, pois os mesmos exprimiram o seu interesse em exportar os seus produtos.
Manifestou o interesse do seu país em promover o comércio intra-africano, no quadro da iniciativa da zona continental do comércio livre, onde gostavam de começar a exportar produtos do seu país para Angola.
Acrescentou estarem ainda interessados na experiência mineira de Angola, para ajudar a fomentar o rendimento da economia dos dois países, visto que Ghana também produz ouro, bauxite e um pouco de diamantes.
Ressaltou que a Huíla elencou a agricultura, turismo e economia como áreas importantes, e o Ghana, sendo um país em vias de desenvolvimento, é importante interagir com a província para saber como criar parcerias.
A embaixadora Mavis Esi Kusorgbor que cumpriu visita de dois dias à Huíla constatou as empresas Metalosul, Granisul, Nutriboty e a Fazenda Jamba. É a primeira vez que visita à Huíla, nos dois anos que está a frente da referida embaixada.
Visitou igualmente pontos turísticos da província como a Fenda da Tundavala, a Capelinha de Nossa Senhora do Monte, o Centro de Ciências e Tecnologia da Huíla, o Cristo Rei, entre outros. EM/MS