Sumbe - Mais de trezentos gestores das unidades orçamentais dos órgãos da administração local do Estado no Cuanza Sul participam desde quinta-feira, na cidade do Sumbe, de um seminário sobre as regras de execução do Orçamento Geral do Estado(OGE) 2024.
A província do Cuanza-Sul, no exercício económico 2024, tem disponibilizado mais de Kz 95 mil milhões para o sector social.
Deste recurso, 48 por cento será canalizado para os serviços gerais, 26 por cento para o sector da saúde e 14 por cento para o sector da educação.
No seminário, com duração de dois dias, promovido pela Delegação Provincial das Finanças do Cuanza Sul, em parceria com a Secretaria-geral do Governo, os participantes estão a abordar regras de execução do Orçamento Geral do Estado 2024”, “execução patrimonial”, “execução de projectos de investimento público”, “contratação pública” e “prestação de contas”.
O seminário visa actualizar as regras de execução do OGE, de maneira a torná-lo mais eficiente, no âmbito da centralização das funcionalidade dos órgãos orçamentais do Estado.
Na abertura, o governador provincial do Cuanza Sul, Job Capapinha, disse que o seminário visa uniformizar a linguagem técnica de execução do OGE e elevar o conhecimento aos gestores públicos que “beliscam” a visão de trabalho integrado.
Indicou que é importante ter-se uma gestão financeira transparente e responsável, com vista a garantir que os recursos públicos sejam utilizados de maneira eficiente em benefício da população.
Assistiram o acto, os vice-governadores, delegados provinciais, directores de gabinetes províncias, administradores municipais e gestores das unidades orçamentais. SN/Lc/AC