Gambos- A primeira edição da expo-Gambos, realizada de 13 a 15 do mês em curso, com a finalidade de mostrar as potencialidades pecuárias e minerais do município juntou 21 feirantes e atingiu um volume de negócios de sete milhões de kwanzas.
O evento realizado no quadro dos 72 anos da ascensão do Chiange à categoria de vila, assinalado dia 17 de Agosto, contou para além de expositores dos Gambos, dos municípios da Chibia, da Humpata, de Quilengues e da Cacula.
Ao fazer o balanço do evento, que marcou auge do encerramento das festividades do município, o administrador dos Gambos, Francisco Barros Leonardo, afirmou que para uma primeira experiência do evento, foi positivo e prevêem enquadrar o evento doravante todos os anos nas comemorações do aniversário da cidade.
Declarou que tiveram patentes na Expo-Gambos diversos produtos, desde agrícolas, pecuários e mineiros, sendo os dois últimos potenciais da municipalidade promotora.
Referiu que no fim de semana foi realizada o segundo encontro dos amigos e naturais dos Gambos, com mais de 200 pessoas que participaram na discussão de diversos assuntos sobre o desenvolvimento do município, as políticas públicas que têm sido guisadas no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, o Kwenda e outros, bem como a perspectivas da educação ambiental e a cultura jurídica.
Foram ainda realizadas consultas gratuitas promovidas pela administração dos Gambos em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo, que envolver mais de 20 técnicos num processo que atendeu mais de 200 pessoas.
As festividades abriram no dia 17 de Agosto com a inauguração oficial da rádio municipal.
O município dos Gambos, cuja sede comunal é a vila de Chiange, foi fundado no dia 17 de Agosto de 1952 e no ano em curso comemora 72 anos. Dista 150 quilómetros a Sul do Lubango e tem uma população estimada em 107 mil e 600 habitantes. EM/MS