Luanda – O Fundo de Pensões do BFA registou um crescimento de cerca de 15,58%, o que representa 77,7 mil milhões de kwanzas sob a sua gestão, confirmou, esta quarta-feira, em Luanda, o presidente da Comissão Executiva desta instituição bancária, Paulo Ferreira.
Segundo o gestor, que falava durante o acto de lançamento do Fundo de Pensões Aberto BFA Sustentável, a instituição regista em média cerca de 313 milhões de
kwanzas.
Paulo Ferreira explicou que do ponto de vista de subscritores, o fundo conta com uma população de perto de três mil participantes, dos quais cerca de 2 123 são efectivamente contribuintes.
Considerou reduzida a população de
pensionistas do fundo, que conta com apenas 26 reformados, entre reformados por velhice e invalidez.
O PCE disse que os investimentos são efectuados maioritariamente em Títulos Públicos e outro percentual em depósitos bancários, sendo que, até 31 de Outubro deste ano, os activos atingiram uma rentabilidade de 11,39%.
Por outro lado, Paulo Ferreira sublinhou que o lançamento do Fundo de Pensões Aberto BFA Sustentável simboliza um marco na trajectória do banco.
Para o gestor, esse produto constitui mais uma solução de investimento, servindo de ferramenta estratégica para transformar a forma como as famílias e as empresas angolanas planeiam o futuro.
Adiantou que a criação desse fundo permitiu introduzir no mercado dois planos inovadores, sendo o primeiro destinado a assegurar a poupança para despesas em ensino de nível superior do participante, quando este atingir a maior idade, e o segundo que garante a segurança financeira do participante em situação de reforma.
Na sua visão, ambos os planos incorporam uma política de investimentos responsáveis, que busca maximizar a rentabilidade, e contribuir para a sustentabilidade e o impacto positivo na sociedade. HM/QCB