Luena - O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) divulgou, esta quinta-feira, no Luena, província do Moxico, pacotes financeiros aos empresários locais para o fomento do sector produtivo.
Num encontro decorrido no monumento à paz, o FGC apresentou três pacotes de financiamento, nomeadamente a Garantia de Apoio à Produção (GAP), Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS) e o Projecto de Desenvolvimento Agrícola e Comercial (PDAC).
Na ocasião, a Técnica do FGC Eunice Alexandre disse que os referidos financiamentos estão abertos para empresários e pessoas singulares que desejam investir no fomento da produção interna.
Especificou que a GAP é uma linha que financia projectos até cinco milhões de dólares, equivalentes em kwanzas, com prazo de operações até dez anos e período de carência de 12 meses, com uma Garantia Pública de Crédito até 75 por cento, com juros de 7.5 a 10%.
Já o PDAC é uma linha criada pelo Ministério da Agricultura e Florestas, com financiamento do Banco Mundial e da Agência Francesa de Desenvolvimento, enquanto o LAPS é a linha de apoio elegível a produtos ao abrigo do Aviso 10 e outros de apoio ao sector produtivo, com financiamento de até 200 milhões de kwanzas.
Na ocasião, solicitou o apoio do governo local para mobilizar a classe empresarial, no sentido de tirar proveito dos protocolos que o Fundo tem celebrado com os bancos e outras instituições de negócio, visando reduzir os níveis de burocracia documentais.
Na ocasião, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Moxico, Agrione Manuel, enalteceu a iniciativa do FGC na promoção dos projectos ligados à agricultura, pesca, pecuária, indústria transformadora, logística, entre outros sectores, augurando a pragmaticidade dos pacotes sem níveis de burocracia.
O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) é uma instituição financeira não bancária, criada a 4 de Maio de 2012, para facilitar o acesso bancário às micros, pequenas, médias empresas e empreendedores singulares, através de mecanismos de garantias públicas para o desenvolvimento das suas actividades.
No país já foram emitidas 825 garantias, avaliadas em 337 mil milhões de kwanzas. LTY/TC/YD