Benguela - A primeira agência regional do Fundo de Garantia de Crédito (FGC) será aberta esta quarta-feira, no município do Lobito, província de Benguela, soube a ANGOP.
Esta agência surge para facilitar o acesso ao crédito às micro, pequenas e médias empresas, aos agricultores familiares e cooperativas sedeadas nas províncias de Benguela, Cuanza Sul, Huambo e Bié.
Uma nota de imprensa do FGC enviada à ANGOP indica que esta instituição está a levar a cabo um programa de expansão dos seus serviços, com a aberura de agências regionais em cinco províncias do país, nomeadamente Luanda, Benguela, Huíla, Cabinda e Lunda Sul.
A inauguração será feita pela vice-governadora governsdora de Benguela para o sector Político, Social e Económico, Lídia Amaro, em representação do governador Luís Nunes, refere o documento.
Além do Presidente do Conselho de Administração do FGC, Luzayado Simba, estarão presentes membros do Governo de Benguela, entidades religiosas e empresários.
O Fundo de Garantia de Crédito é uma instituição financeira não bancária, criada a 4 de Maio de 2012, dada a necessidade de uma entidade que facilitasse o acesso ao crédito bancário das micro, pequenas e médias empresas, bem como de empreendedores singulares, através de mecanismos de garantias públicas, para o desenvolvimento das suas actividades. CRB