Ondjiva- Cinco mil e 640 tentativas de fuga ao fisco de mercadorias, provenientes da República da Namíbia, foram registadas no decurso do ano 2024 pela Polícia de Guarda Fronteira (PGF), na província do Cunene, mais duas mil e 724 em relação ao período anterior.
A par da fuga ao fisco, constam ainda 110 violações relacionadas ao contrabando de produtos petrolíferos, nove contrabandos de cigarro e whisky, três de tráfico de armas e igual número de estupefacientes e uma de contrafacção de valores monetários, segundo o relatório de balanço da PGF a que a ANGOP teve acesso esta quarta-feira.
No total esse órgão registou cinco mil e 766 tentativas de violações de fronteira, mais mil e 70 em relação ao ano de 2023, que tiveram incidência nos marcos número um a 14 (subunidade de Calueque) e nos marcos 16 a 33 (Okatale).
As violações culminaram na interpelação de 58 mil 478 cidadãos nacionais e 60 estrangeiros, destes 47 namibianos, sete da República Democrática do Congo, dois egípcios e igual número de paquistaneses, sendo os restantes dois de nacionalidade zimbabweana e sul-africana.
Por outro lado, a Polícia Fiscal Aduaneira registou 360 infracções nos postos fronteiriços de Santa Clara, Calueque, Ruacaná , Omanhenene e Xangongo, mais 99 em relação ao ano de 2023.
Das infracções operadas 154 foram por transgressão fiscal, 155 por contrabando de circulação, 32 por contrabando de importação e sete de exportação, três contrabando qualificado, uma fraude de transporte de moeda para o exterior e oito de outras naturezas.
As mesmas resultaram na apreensão de diversas mercadorias, destacando-se 434 mil e 675 dólares namibianos, seis mil e 381 dólares americanos, três armas de fogo, três mil e 900 cartuchos de arma de caça.
Na mesma senda a polícia apreendeu 55 mil e três litros de combustível, 213 viaturas, 47 motorizadas, dois contentores de 40 e oito quilogramas de estupefaciente (liamba).
Constam ainda mercadorias diversificadas, entre material de construção, peças para veículos automóveis, bens alimentares e bebidas, cosméticos diversificados electrodomésticos, telemóveis, rádios, utensílios domésticos, roupa e calçado encaminhados a Delegação Aduaneira de Santa Clara.
A província do Cunene partilha uma extensão fronteiriça de 460 quilómetros com a República da Namíbia, destes 340 terrestres e 120 fluviais. FI/LHE/QCB