Luanda – A embaixadora de França em Angola, Sophie Aubert, manifestou na terça-feira, em Luanda, o interesse de empresários franceses em investirem no sector dos minerais, com enfoque na prospecção, exploração e certificação dos diamantes.
Falando na I edição do Fórum de Negócio Angola - França no Sector Mineiro, a diplomata disse que está no país uma delegação de 15 empresas francesas do sector dos minerais dos domínios da exploração, processamento, prestação de serviço e de toda cadeia de valor dos minerais.
Neste particular, revelou que a empresa de mineração e metalurgia francesa, Eramet, deseja entrar no negócio dos diamantes, em particular, mas que possui potencial técnico e tecnológico para explorar toda cadeia dos minerais, excepto o urânio.
Para o efeito, a delegação vai realizar visitas técnicas para aferir as oportunidades no terreno, conhecer o quadro legal, fiscal e o ambiente de negócios de Angola.
Na ocasião, o administrador executivo da Endiama, Teófilo Chifunga, apresentou aos empresários franceses as oportunidade de negócios e os projectos de investimento do subsector dos diamantes, distribuídos entre as 18 províncias do país.
Durante a sua comunicação no fórum, o administrador apresentou projectos com grande potencial para investimentos primários e secundários, assim como informações geológicas relevantes.
A I edição do Fórum de Negócio Angola-França no Sector Mineiro, decorreu sob o lema "Angola: Potencial Mineiro e Oportunidades de Negócios".OPF/AC