Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FITITEL/2023 encerra com registo de mais de quatro mil visitantes 

     Economia              
  • Luanda • Sábado, 09 Setembro de 2023 | 20h15
Cerimónia de encerramento da FITITEL- 2023
Cerimónia de encerramento da FITITEL- 2023
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - A 14ª Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações de Luanda (FITITEL/2023) encerrou, este sábado, com o registo de quatro mil e 500 visitantes, que durante três dias acorreram aos stands de exposição dos 40 projectos de ex-alunos do ITEL dos cursos de informática, electrónica e Telecomunicações, informática e sistemas de multimédia.  

Ao fazer o balanço da actividade, que teve início na quinta-feira (07), o coordenador da FITITEL/2023, Dionísio Fama, referiu que participaram ainda 10 empresas do sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) do mercado angolano e seis startups desenvolvidas por ex-alunos do Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITEL), tendo sido mobilizados mais de 50 colaboradores. 

Além da exposição de projectos inovadores, o responsável disse que o momento serviu ainda para partilha de conhecimentos, sendo ministrado 10 mini cursos sobre fibras ópticas, redes de computadores e móveis celulares, design gráfico, programação, entre outros.  

No palco principal, acrescentou, houve a abordagem de assuntos, em palestras e mesas redondas, tais como segurança rodoviária, tecnologia, empreendedorismo e negócios, assim como a presença de atracções culturais, como música, dança e comédia.

Ao encerrar o evento, após uma visita guiada à FITITEL/2023, o secretário de Estado para as Telecomunicações Tecnologia de Informação, Pascoal Fernandes,  referiu que encontrou boas iniciativas, facto que leva a orientar a direcção do ITEL em continuar a apostar na formação para que se crie talentos e soluções, uma vez que a maior parte dos projectos apresentados respondem aos problemas reais da sociedade angolana.

Nesse contexto, reconheceu a pouca integração dos patrocinadores e investimentos, mas referiu que os apoios existentes ajudam os estudantes para que possam desenvolver a veia de negócio e o empreendedorismo para o fomento do emprego.

“Há necessidade de dar-se ênfase às iniciativas dos jovens em poderem responder aos problemas que a sociedade vive”, sublinhou.

Avançou ainda que os projectos apresentados ofereceram perspectivas promissoras e inovadoras, não apenas para melhorar a segurança nas estradas, mas também com vista a dar respostas a outras necessidades no mercado nacional.

Por sua vez, o director do ITEL, Cláudio Gonçalves, agradeceu às instituições que tornaram possível a realização da 14ª Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações de Luanda (FITITEL/2023), que decorreu sob o lema "Inovação tecnológica ao serviço da segurança rodoviária".

O evento foi promovido pelo Instituto de Telecomunicações de Luanda (ITL), com apoio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), visando mostrar as valências e competências que os alunos adquiriram durante os quatro anos de formação, apresentando soluções que possam resolver problemas das empresas e da sociedade. ANM/BA





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+