Luanda - Cerca de 1.4 biliões de kwanzas foram os valores financiados aos 4 mil 795 projectos do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI), desde a entrada em funcionamento, revelou hoje, em Luanda, o secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos.
Os financiamentos perspectivam criar cerca de 75 mil 464 empregos directos, sem contabilizar os indirectos, segundo o responsável, que falava no habitual briefing do Ministério da Economia e Planeamento.
Ivan dos Santos diz que, em sede dos projectos aprovados, o Programa de Apoio ao Crédito (PAC) tem mil 923 projectos, equivalente a 76 mil milhões de kwanzas.
De acordo com o mesmo, os projectos desembolsados foram de mil 439, estimado em aproximadamente 59 mil milhões de kwanzas.
Acrescentou que a agricultura é o sector com mais projectos e créditos aprovados, no quadro do PRODESI.
Ivan dos Santos realça que, em relação ao Portal da Produção Nacional, estão nesta altura registados mais de 105 mil produtores de todo país.
Quanto à capacitação, Ivan dos Santos assegura que os dados apontam para cerca de 69 mil 263 produtores capacitados.
“ O Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) tinha estipulado 1514 empresas aprovadas e financiadas, mas foi possível alcançar a volta de 220%. Três mil empresas tiveram os seus créditos aprovados”, reforçou.
Em relação às cooperativas, continuou, a meta era 470, em sede da linha do PND, e “conseguimos financiar 1015 cooperativas”.
O Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI), foi reestruturado em 2022 para aumentar os financiamentos a projectos que têm tido dificuldades para obtenção de crédito.
Aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 169/18 de 20 de Julho, o PRODESI é um programa Executivo para acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza, num conjunto de produções, com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações.
Dentre os objectivos do PRODESI, consta o aumento da produção, volume de vendas das produções, acelerando a diversificação e potenciação das vantagens comparativas nacionais, redução do dispêndio de recursos cambiais, com a cesta básica, e aumentar e diversificar as fontes cambiais.HEM/AC