PREI financia 97 projectos com 58 milhões de Kwanzas

     Economia              
  • Lunda Sul • Sábado, 05 Agosto de 2023 | 15h36
Director provincial do Gabinete Económico e Integrado, Kelson Malomalo.
Director provincial do Gabinete Económico e Integrado, Kelson Malomalo.
João Wassamba-ANGOP

Saurimo - Noventa e sete projectos, inseridos no Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), beneficiaram, durante o primeiro semestre deste ano, de um financiamento global de 58 milhões de kwanzas, informou hoje, na cidade de Saurimo, o director do Gabinete de Desenvolvimento Económico e Integrado, Kelson Malomalo.

Em declarações à ANGOP, o responsável disse que os valores estão disponíveis na operadora KixiCrédito, onde a província da Lunda Sul tem 300 milhões de kwanzas para atender, aproximadamente, 500 mil projectos diversos.

Sem avançar números, Kelson Malomalo acredita que o financiamento vai ajudar a criar muitos empregos directos e indirectos.

Disse que os beneficiários foram capacitados em vários domínios como literacia financeira e digital e empreendedorismo.

Para se ter acesso ao financiamento do PREI, segundo o director, é necessário que os cidadãos tenham formalizado os seus negócios na campanha de formalização, que decorreu no mercado do Candembe.

O crédito é destinado a três escalões de financiamento, o primeiro vai de 50 mil kwanzas (Kz) a 250 mil, o segundo é acima dos Kz 250 mil  a dois milhões e 500 mil, já o terceiro ronda os sete milhões de kwanzas, dependendo do projecto que o comerciante apresenta.

PREI é o Programa de Reconversão da Economia Informal, desenhado pelo Governo da República de Angola para promover a Transição de Economia Informal para a Economia Formal.

O processo de formalização do PREI é coordenado pelo Ministério da Economia e Planeamento e implementado por uma equipa intersectorial. QB/JW/PPA





+