Cuito - Mais de duzentos quadros da Administração Local do Estado da província do Bié estão a ser formados hoje, na cidade do Cuito, sobre a qualidade de despesa, numa iniciativa da Delegação das Finanças.
Durante todo dia desta quarta-feira, os quadros vindo dos municípios do Cuito, Camacupa, Catabola, Cuemba, Cunhinga, Nhârea, Chitembo, Chinguar e Andulo vão debater temas como planeamento, sustentabilidade das aquisições do Estado, entre outros.
Constam ainda assuntos relacionados com o classificador orçamental, remanejamento de despesa, eficiência e eficácia da despesa pública, bem como as modificações objectivas dos contratos públicos.
A realização deste evento visa, dentre vários objectivos, capacitar os gestores públicos sobre a planificação adequada, os gastos que deverão efectuar, evitando desperdício dos recursos financeiros alocados pelo Estado, assim como tornar as finanças públicas sustentáveis.
Durante o acto de abertura da formação, o administrador municipal adjunto do Cuito para o sector Técnico e Infra-estruturas, Garcia Caliqui, destacou a realização deste seminário, na medida em que vai permitir aos quadros locais executarem a partir de Janeiro de 2025 as unidades orçamentais com qualidade.
Pediu, por isso, na necessidade dos participantes aprenderem os conhecimentos a serem ministrados neste certame, de modo a possibilitar atingir os objectivos preconizados, especialmente a melhoria da qualidade da despesa pública. JEC/PLB