Zango - Cinco mil jovens deverão prestar serviços aos expositores da 39ª Feira Internacional de Luanda (FILDA 2024), a iniciar-se terça-feira, em Luanda, informou hoje o presidente do Conselho de Administração da Eventos Arena, Bruno Albernaz.
Trata-se de serviços ligados as áreas de alimentação, transporte, telecomunicações, fornecimento de energia eléctrica, manutenção, saneamento básico, entre outros.
Em declarações à imprensa sobre o nível de preparação do evento, o responsável afirmou estar a cem por cento, acrescentando que, para o efeito, a organização contou com mil e 500 jovens em termos de força de trabalho eventual, ou emprego temporário, que trabalharam na montagem de stand, tendas, instalações eléctrica.
O fórum vai decorrer na Zona Económica Especial (ZEE), sob o lema “Segurança alimentar e parceria internacional: O binómio da diversificação económica”, numa co-organização do Ministério da Indústria e Comércio e a Eventos Arena.
“Os trabalhos estão a ser feitos dentro dos prazos previstos e as empresas e expositores singulares já estão a um número acima da expectativa, que é de ultrapassar a marca da edição 2023, de mil e 300 expositores”, disse.
Organizada por diversas entidades gestoras até 2015, a feira passou, após um ano de interregno, para a gestão directa do Governo angolano, concretamente pelo Ministério da Economia e Planeamento (já extinto), com a produção e promoção da Eventos Arena, que introduziram uma nova dinâmica e modernidade.
O evento serve também para distinguir e premiar as empresas e entidades que mais se destacarem em diversas categorias, entre melhor participação em serviços de “Utilidade Pública”, “Comércio e serviços”, “Alimentação e Bebidas”, “Construção Civil e Obras Públicas”, “Energia e Águas”, “Agricultura e Pescas”, “Indústria e Produção Nacional”. DP/VC