Luanda – O terceiro dia da Feira Internacional de Luanda (FILDA 2024), aberta terça-feira, na Zona Económica Especial (ZEE), está reservado à realização do Fórum Comercial Angola - Macau e conferências sobre temas de diversos sectores económicos.
Segundo o programa do evento, hoje, a feira, que conta com a visita da Vice-Presidente da República, Esperança Costa, dedica o dia à telefonia móvel angolana Unitel, com a apresentação de diversos serviços.
Os expositores e visitantes vão, igualmente, reflectir em torno dos temas "O papel da cultura no desenvolvimento da indústria artesanal e geração de rendimento para as familias", “Qualidade: Mecanismos e ferramentas de fomento e internacionalização da produção nacional","PROPRIV - perspectivas e desafios", "Caminho seguro da agua", bem como apresentação de produtos bancários.
No certame estão expostos produtos e serviços diversos, com destaque para bens alimentares, bebidas, material artesanal, máquinas agrícolas e serviços tecnológicos.
Na quarta-feira, segundo dia do evento, o destaque foi a realização do Fórum Económico Angola - Portugal, que serviu para o reforço da parceria económica entre os dois países, e que contou com a presença do Primeiro-Ministro português, Luís Montenegro.
Na ocasião, foram assinados dois acordos, designadamente, com o Instituto de Desenvolvimento Industrial e Inovação (IDIA) e entre a Associação Industrial de Angola (AIA) e a Confederação Empresarial de Portugal.
A FILDA assume-se como a maior montra de apresentação de Angola ao mundo sobre a sua economia e produção nacional, que conta com expositores nacionais e estrangeiros.
A 39ª edição da feira decorre sob o lema "Segurança alimentar e parceria internacional: o binómio da diversificação económica”, numa área de 144 mil metros quadrados, sendo 42 mil de área lúdica de exposição.
A bolsa de negócio, que conta com mais de 1 350 expositores da edição anterior, é a maior montra de promoção nacional, da realização de negócios e do fomento de empregos. Inclusivamente, o carácter internacional da FILDA também tem uma impressão digital no fomento da diversificação da economia.
A sua realização na ZEE – Zona Económica Especial, Luanda - Bengo configura-se como um convite directo ou indirecto ao investimento em Angola. ASS/QCB