FILDA 2024: Mais de 800 crianças regressam à escola com apoio de jovens empresários

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 26 Julho de 2024 | 17h41
Filda 2024
Filda 2024
Pedro Parente-ANGOP

Luanda – Mais de 800 crianças foram inseridas no sistema de ensino, no ano lectivo transacto, no âmbito do projecto da Organização de Jovens Empresários da União Europeia (JEUNE).

A informação foi avançada esta sexta-feira, em Luanda, pelo presidente da Associação de Jovens Empresários da União Europeia ( JEUNE), Alberto Carvalho Neto, quando discursava no Forúm Internacional de Negócios (FIN-Angola), realizado na Feira Internacional de Luanda (FILDA2024).

Alberto Neto referiu que o projecto faz parte do protocolo da organização “De regresso à escola”, que garantiu a inserção ao sistema de ensino de crianças que abandonaram a escola por motivos familiares e económicos.

JEUNE, disse, conta ainda com o projecto “Biblioteca Despadronizada”,  as bibliotecas debaixo da passadeira superior da avenida Deolinda Rodrigues, em Viana.

Alberto Neto fez saber que o referido projecto de bibliotecas será criado em outros 10 espaços, de modo a contribuir para o gosto a leitura e promover a empregabilidade.

Por seu turno o presidente do Conselho de Administração da ZEE, Manuel Pedro referiu que a instituição que dirige tem estado a desenvolver um leque de acções no sentido de diversificar a sua estrutura económica.

Os Polos industriais e as zonas econômicas, disse, devem criar espaços e infraestruturas capazes de garantir e atrair investidores.

O Fórum, que se propõe entre outros assuntos tratar do sistema integrado das zonas econômicas, abordou temas como "Diversificação Económica: criação de ecossistemas e o fomento de cadeia de valor" e "As infraestruturas multimodais e o seu papel no desenvolvimento sustentável".

A FIN-Angola é um evento que reúne empresários, empreendedores e representantes governamentais para compartilhar conhecimentos, estabelecer parcerias e impulsionar o desenvolvimento económico através da colaboração lusófona.

É uma iniciativa que visa  fortalecer os laços entre os países de língua portuguesa e promover o crescimento sustentável.

Este evento é uma extensão do Fórum Internacional de Negócios (FIN-Business Fórum), que acontece anualmente em todos os países onde a Organização tem representação, sendo a Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo EP a representante oficial do evento em Angola, fruto de um acordo de parceria assinado entre as duas instituições.

O quarto dia da FILDA está a ser dedicado aos EUA, com a realização de um fórum empresarial, que reúne investidores dos dois países.

Constam, igualmente, do programa de hoje temas como "Zonas económicas: Implementação de infra-estruturas para o fomento e diversificação económica rumo à sustentabilidade", "O papel do turismo no desenvolvimento económico de Angola" e "Desafios e oportunidades de licenciamento da actividade comercial com o processo simplifica".

A FILDA, que conta com mais de mil e 350 expositores do que na edição anterior, é a maior montra de promoção nacional, da realização de negócios e do fomento de empregos. Inclusivamente, o carácter internacional do evento também tem uma impressão digital no fomento da diversificação da economia.

A 39ª edição da FILDA decorre sob o lema "Segurança alimentar e parceria internacional: O binómio da diversificação económica”, numa área de 144 mil metros quadrados, sendo 42 mil de área lúdica de exposição.

A sua realização na Zona Económica Especial configura-se como um convite directo ou indirecto ao investimento em Angola.

Nesta edição, a feira conta com a participação de países como África do Sul, Namíbia, Itália, Alemanha, Brasil, Portugal, EUA, Coreia do Sul e Turquia. DP/ASS



Tags


Notícias de Interesse

Estádio do Recreativo do Libolo apto para Girabola

 Sábado, 07 Setembro de 2024 | 19h54

FCKS poderá estar interligada à subestação do Sumbe

 Sábado, 07 Setembro de 2024 | 19h44

Conferência de Quadros constitui destaque social da semana

 Sábado, 07 Setembro de 2024 | 18h48

Futsal:Definidos os catorze para o Mundial do Uzbequistão

 Sábado, 07 Setembro de 2024 | 18h47

Nhakatolo Ngambo torna-se 6ª rainha do povo Luvale

 Sábado, 07 Setembro de 2024 | 18h45

+