Luanda – A diversidade de actividades ligadas à responsabilidade social e sustentabilidade ambiental estão entre as principais acções de 14 empresas subsidiárias do grupo Omatapalo, que participa na 39ª edição da FILDA 2024, iniciada terça-feira última.
Entre as empresas presentes na feira destaca-se a Omatapalo - Engenharia e Construção, Enerline, Metalosul, Emadel Carpintaria, Emadel Lar, Drill Go e Siema, que trouxeram para a expo um portefólio único e diversificado 100% angolano, incluindo a componente cultural, com destaque para a Orquestra Kapossoca.
A propósito, Yara Custódio, porta-voz do grupo Omatapalo, afirmou que a empresa está orgulhosa por participar mais uma vez na maior bolsa de negócios do país, com uma representação “tão robusta e diversificada".
“Cada dia da feira, o grupo apresenta duas ou mais empresas, que exibem os seus projectos e serviços, o que reflecte o crescimento contínuo do grupo empresarial”, sublinhou.
Segundo o porta-voz, a presença do grupo empresarial na feira representa uma excelente oportunidade para criar e desenvolver relações com potenciais clientes, parceiros e investidores, ajudando a promover o desenvolvimento económico e sustentável de Angola.
O terceiro dia da FILDA, dedicado à operadora de telefonia móvel Unitel, foi prestigiado com a visita guiada da Vice-Presidente da República, Esperança Costa, que interagiu com os expositores e se mostrou satisfeito pelo potencial agroalimentar patente na feira.
Outro destaque que também marcou esse dia foi a realização do 15.º encontro de empresários para a cooperação económica e comercial entre a China e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), visanro ao reforço da cooperação empresarial.
Para além de produtos agrícolas, na feira estão, igualmente, expostos bens móveis, bebidas, material artesanal, máquinas agrícolas e serviços tecnológicos.
Paralelamente aos expositores nacionais, o certame conta com a participação de Portugal, país com maior representatividade estrangeira (mais de 100 participantes), Brasil, Itália, Estados Unidos de América, Indonésia, Canadá, Alemanha e Espanha.
O evento, que conta com mais de mil e 350 expositores, é a maior montra de promoção nacional, da realização de negócios e do fomento de empregos. Inclusivamente, o carácter internacional da FILDA também tem uma impressão digital no fomento da diversificação da economia.
A 39ª edição da FILDA decorre 23 a 28 deste mês sob o lema "Segurança alimentar e parceria internacional: o binómio da diversificação económica”, numa área de 144 mil metros quadrados, sendo 42 mil de área lúdica de exposição.
A sua realização na Zona Económica Especial configura-se como um convite directo ou indirecto ao investimento em Angola. HM/QCB