Luanda - O Ministério da Economia e Planeamento (MEP) quer continuar a promover eventos de carácter internacional para estimular infra-estruturas como centros de convenções, hotéis, espaços de exposição e transportes, assim como o desenvolvimento urbano na dimensão da necessidade de investimentos que o país precisa, disse, esta terça-feira, o titular da pasta, Mário Caetano João.
Falando na abertura da 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA 2023), que decorre de 18 a 22 de Julho, avançou que a pretensão é apostar também na promoção de destinos e indústrias específicas, na dimensão da especialidade dos eventos, como tecnologia, saúde, turismo, desporto, cultura, entre outros.
Mário Caetano diz que a ideia é a transferência de conhecimento e inovação, na dimensão das conferências e às mais variadas palestras reunirem especialistas, pesquisadores, académicos, profissionais de várias áreas.
De acordo com o governante, o objectivo é realizar eventos internacionais para estímulo ao turismo, na dimensão da procura e pela acomodação, o transporte, alimentação, compras e actividades turísticas locais, bem como oportunidades de negócios, na dimensão de uma plataforma para empresas, empreendedores e investidores se conectarem e explorarem oportunidades de negócios.
Lembrou que desde 2021, altura em que o MEP foi desafiado pelo Presidente da República a fomentar a realização de inúmeros de eventos no local onde decorre a FILDA, conseguiram realizar no recinto o “Angola Start-up Summit” (evento para o empreendedorismo).
Acrescentou que foi possível igualmente promover a Expo Feito em Angola (a bolsa da produção o nacional), Expo Indústria e agora “estamos preparando o Fórum Internacional sobre Energias Renováveis a decorrer aqui em Outubro do ano em curso”.
A 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA) decorre de 18 a 22 de Julho, sob lema “Economia digital, a nova fronteira mundial”.
O evento, que acontece com o regresso de empresários do Brasil e com a estreia dos Estados Unidos da América (EUA), através da área de negócios da sua missão diplomática em Angola, foi inaugurado pelo Presidente João Lourenço.
A FILDA conta na presente edição com a participação internacional de países como Portugal, Itália, Indonésia, Turquia, Alemanha, Japão, e de um total de mil 302 expositores. HEM/PPA