Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FILDA 2023: MEP distingue impulsionadores do PRODESI

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 21 Julho de 2023 | 00h50
Prodesi
Prodesi
Dilson Cahunda

Luanda – As empresas impulsionadoras do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações foram distinguidas essa quarta-feira, em Luanda, pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP).

O acto, inserido nas celebrações dos cinco anos da implementação do PRODESI, aconteceu na Feira Internacional de Luanda (FILDA), que decorre na Zona Económica Especial (ZEE) até ao dia 22 de Julho.

Foram distinguidas, entre outras instituições e empresas, o BFA como primeiro classificado, na qualidade de banco que mais valores desembolsou, seguido pelo Standard Bank, enquanto o BDA foi o que mais projectos financiou.

Quanto às empresas exportadoras, as distinções foram para a Nova Cimenagola, Embalvidro indústria e Novagrolider, ao passo que na categoria de fornecedor de máquinas e equipamentos foram distinguidas a Impormàquinas, Hipermàquinas e BrasÀfrica.

Foram igualmente distinguidos como operadores de transportes a Central serviços rodoviários a Wilson Rodrigues Su e Dangolma Lda.

Para Feira Local do ano, a da Quibala, do Gado, na Huíla, e a Caála foram as distinguidas, enquanto para a categoria de Sustentabilidade a distinção recaiu para Primeplas, Fabrometal e Guata.

Na ocasião, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, disse que o PRODESI tem cinco dimensões, designadamente, a capacitação (mais e 20 mil acções de capacitação para promotores), o financiamento, o acesso ao mercado local e externo e o financiamento.

“Temos que ser mais disruptivos e conseguir produzir mais para podermos alimentar a nossa população e atingirmos a segurança alimentar”, exortou.  

Por via do Prodesi, programa tutelado pelo MEP, mais de quatro mil 795 projectos foram aprovados pela banca para financiamento.HEM/PPA





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+