Luanda - O Grupo Nahle investiu, em Janeiro deste ano, dois milhões de dólares norte-americanos numa nova indústria de caixas de papelão com capacidade para produzir mil toneladas por dia, informou hoje o presidente Hassaim Nahle.
A nova indústria, designada Big Pack, junta-se a outras do Grupo Nahle que produzem estruturas metálicas, tubos e chapas.
Com o novo empreendimento foram criam 600 postos de emprego.
A Big Pack, segundo o empresário, apresenta um forte crescimento e fornece produtos há várias empresas do sector alimentar, sobretudo para encaixotamento de massa alimentar e bolachas.
Quanto à matéria-prima, disse que a empresa adquire no país o material para caixas castanhas, pois já existe produção local, mas para caixas brancas compra da Alemanha.
“Fico satisfeito por haver actualmente produção interna de matéria prima que tem facilitado na fabricação de caixas de cor castanha, já as de cor branca ainda precisam de ser importadas da Alemanha e da Bélgica”, referiu o interlocutor.
Manifestou, por outro lado, a pretensão de, nos próximos anos, produzir para exportar para países da região Austral e, desta forma, internacionalizar a sua produção. Para tal, falou da necessidade de se estabilizar a taxa de câmbio a fim de facilitar o processo de produção e exportação.
“A alta de preço das divisas e a taxa de 14% do IVA dificultam a actual produção da empresa, por isso espera-se por um maior esforço do Executivo para estabilizar a moeda”, augurou o empresário.
A Feira Internacional de Luanda (FILDA) decorre de 18 a 22 de Junho. Participam do evento 1 302 empresários entre nacionais e estrangeiros. A participação estrangeira este ano conta com empresários sul-africanos, italianos, alemães, japoneses, brasileiros, indonésios, turcos e portugueses e uma participação institucional da Embaixada norte-americana.
AKA/PPA