Luanda – O embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, apelou esta quarta-feira, em Luanda, os empresários portugueses a contribuírem para a concretização da diversificação económica de Angola, por ser um processo decisivo para responder ao desafio do crescimento demográfico do país.
Dirigindo-se aos empresários portugueses, que participam na 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), sublinhou ser necessário confiança e crença para ultrapassar o momento actual de inflação que Angola enfrenta, devendo ser encarado como uma oportunidade.
O diplomata realçou o facto de Portugal ter a maior participação estrangeira agregada, com cerca de 54 stands. “É um sinal da força de Portugal e das empresas luso-angolanas neste mercado", rematou.
Francisco Alegre Duarte referiu que 2023 tem sido um ano bom para as relações entre Angola e Portugal.
“Destaco em especial a visita que tivemos do primeiro-ministro, que culminou com resultados importantes, nomeadamente a estabilização e o alargamento da linha de crédito, de 1 500 milhões para dois mil milhões de euros
" É um sinal de confiança que Portugal deu na economia angolana, no momento em que já se adivinhava esta retracção e alguma dificuldade na captação de investimento estrangeiro externo”, sublinhou.
A 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA) decorre na Zona Económica Especial (ZEE), espaço que ganha o rótulo da FILDA, com participação de 1 302 expositores de cerca de 15 países.
O evento decorre sob o lema “Economia digital, a nova fronteira mundial”, conta com a participação da área de negócios da Embaixada dos Estados Unidos da América, marcando a estreia deste país no certame.
Outra novidade é o regresso do Brasil, com a participação da Associação dos Empresários Brasileiros e da Embaixada do país em Angola.
Portugal, Itália, Indonésia, Turquia, Alemanha, Japão, entre outros, fazem igualmente parte do leque de países que vão expor na FILDA 2023.
A 37ª edição da FILDA decorreu de 16 a 20 de Julho de 2022 na ZEE, numa área de 21 mil metros quadrados, tendo reunido 629 expositores, 15 países e mais de 32 mil visitantes. HEM/PPA