Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

FGC garante USD 25 milhões às empresas      

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 30 Março de 2023 | 19h10
EXPO-INDÚSTRIA 2023
EXPO-INDÚSTRIA 2023
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - O presidente do Conselho da Administração do Fundo de Garantia de Crédito(FGC), Luzayadio Simba,  informou esta quinta –feira, em Luanda, terem disponibilizado 25 milhões de dólares de garantias para empresas sediadas na Zona Económica Especial(ZEE).

A informação foi avançada, após a assinatura de um acordo entre o FGC  e a direcção da ZEE, que teve lugar no quadro da 9ª edição da Expo – Indústrias,   onde o responsável referiu que a rubrica vai servir, sobretudo, para aproximar financiadores e produtores.  

No quadro das garantias disponibilizadas pelo Fundo, os bancos comerciais concederam crédito na ordem de 50 milhões de dólares norte-americanos às referidas empresas.

“Este acordo visa sobretudo facilitar as empresas que operam na Zona Económica Especial a terem acesso ao financiamento e, desta forma, poderem aumentar a sua capacidade de produção”, asseverou.  

Recordou que o fundo já facilitou, até ao momento, quinze empresas  na ZEE, pelo que o objectivo é continuar a facilitar o processo das indústrias na obtenção de  financiamentos.

Por seu lado, o presidente do Conselho da Administração da Zona Económica Especial, Manual Pedro, fez saber que este acordo vai permitir aos parceiros obter financiamentos e permitir aos indústrias aumentar a sua capacidade produtiva.

A 5ª edição da Expo-indústria/2023, iniciada em  29 de Março, com término previsto  a 1 de Abril, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, decorre numa aérea de dois mil metros quadrados de exposição e  conta com 238 expositores entre nacionais e internacionais.

Entre os principais sectores em exposição, destaca-se a construção civil com 22%, comércio e distribuição (12%), os sectores têxteis e restauração com 11% cada, artesanato (10%), petróleo e gás e o agronegócio com 8%, respectivamente, sendo a banca e seguros, bem como a indústria mobiliária com cinco por cento cada. AKA/AC/NE 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+